O vidro temperado possui resistência mais elevada que o vidro comum, por isso é considerado um produto de segurança. Essa transformação acontece por meio de um aquecimento gradativo e resfriamento abrupto, sendo que a mudança brusca de temperatura gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, deixando-o até cinco vezes mais resistente.
Na prática, o processo de têmpera evita a formação de partes pontiagudas e/ou arestas cortantes. Ou seja, se um vidro temperado for quebrado, é possível identificar pequenas partículas pouco cortantes, consequentemente, diminuindo o risco de acidentes.
Para ser temperado, a chapa de vidro é colocada em um forno de têmpera, sendo que o processo pode ser realizado nas posições horizontal ou vertical. A Palácio dos Cristais conta com um forno horizontal em que, as chapas de vidro são suportadas por rolos especiais, eliminando as marcas de pinças, detalhe importante para manter o alto padrão de qualidade.
É importante ressaltar que, após este processo, os vidros não podem ser cortados, lapidados, recortados ou perfurados, pois qualquer dano em sua superfície pode ocasionar o estilhaçamento total da peça. Tais beneficiamentos precisam ser realizados antes do processo de têmpera.
A Palácio dos Cristais tem vidros temperados nas cores incolor, fumê, verde e bronze, disponíveis nas espessuras de 04mm (sob consulta) e os demais: 05mm/06mm/08mm/10mm.
Também oferecemos vidros temperados impressos: pontilhado, antílope, quadrato e astral, nas espessuras de 07/08 e 10 mm, sendo que o mini boreal também pode ser encontrado na espessura de 08 mm.